Hoje decidi falar de um tema diferente. Trago-vos 4 ferramentas que me ajudam diariamente a gerir o meu tempo e a conseguir focar naquilo que realmente importa fazer.

Gmail

Julgo que o Gmail é a ferramenta de email que funciona melhor e que permite maior flexibilidade na configuração das nossas preferências, por isso uso todos os dias o Gmail. Além disso o Gmail permite a instalação de extensões que são muito úteis no nosso dia-a-dia. Se há coisa que é realmente valiosa é o nosso tempo. É a única coisa que realmente tem limite e que é igual para todos nós. O nosso dia tem 24h e 1440 minutos. Ao contrário do dinheiro é a única coisa que é igual para todos.
De seguida deixo-vos alguns “hacks” para Gmail que julgo que vão melhorar a vossa produtividade e o vosso dia-a-dia.

Boomerang

O Boomerang tem várias funcionalidades úteis. Permite que você façam coisas como a agendar um e-mail para ser enviado mais tarde e lembrar-lhe se a pessoa a quem enviou o email não lhe respondeu.
Permite ainda que um email recebido possa ser reenviado para si num outro dia que lhe dê mais jeito responder, evitando ficar com a caixa de correio cheia de emails por responder.
Mas uma das funcionalidades mais úteis, é a possibilidade de enviar um email à hora que preferimos. Por exemplo, podemos agendar o envio de um email para as 8 ou 9 da manhã, para garantir que o email irá aparecer nos primeiros emails que o destinatário lê assim que chega ao trabalho.

Unroll.me

Quem não subscreve newsletters e emails promocionais e mais tarde se arrepende? Eu faço parte desse grupo. O sentimento de perda é um sentimento doloroso e por esse motivo sempre que encontro um site que considero minimamente interessante, acabo por subscrever a newsletter do mesmo. Ora, todos sabemos que não temos tempo para ler tudo o que nos vai parar no email e mais tarde ou mais cedo acabamos por nos arrepender de ter subscrito essas listas de email. Foi por isso que comecei a usar o Unroll.me. Esta ferramenta permite analisar todas as subscrições associadas ao nosso email e decidir se querermos anular a subscrição, mante-la ou adicionar a um só email onde recebemos todas as subscrições que fizemos. Este é o poder do Unroll.me.

Inbox Pause

And last but not least. Uma das coisas que me faz mais stress e confusão é o facto de ter a caixa de correio cheia de emails por responder. Tenho uma necessidade grande de ter o email vazio sem nada pendente. Ora isto é quase impossível quando temos emails a entrar pela nossa caixa de correio dentro de minuto a minuto. A primeiro coisa que faço quando chego ao trabalho, é limpar a minha caixa de correio e, como isto é praticamente impossível quando recebemos email atrás de email, a melhor forma de resolver isto seria desligar a Internet e responder os emails todos. Mas hoje em dia isto já não é necessário até porque podemos precisar da Internet para outras coisas. É por isso que uso o Inbox Pause. O Inbox Pause, permite-nos facilmente pausar a entrada de emails novos no nosso Gmail, dando-nos mais tempo para nos concentramos na limpeza e resposta aos nossos emails mais importantes. É um must-have para qualquer obcecado em gestão do tempo e produtividade como eu.
Espero que tenham gostado e já sabem se acharem útil e interessante, partilhem. Deixem os vossos comentários, sugestões ou dúvidas. Obrigado.