As lojas on-line são cada vez mais populares e, hoje em dia, encontramos muitas lojas que passaram do retalho tradicional para o retalho on-line. Nos dias que correm, é quase impossível ignorar a Internet como meio para aumentar as nossas vendas. Para quem ainda não o fez, deixo-vos ficar 7 razões para começarem a criar uma loja online.

 

Loja aberta 24 horas por dia 365 dias por ano

Uma das maiores vantagens de uma loja online é o facto de poder estar aberta 24h por dia e 365 dias por ano. Ao contrário de uma loja física, onde somos obrigados a ter alguém para fazer o atendimento ao cliente e realizar vendas, numa loja on-line não temos essa necessidade. Os clientes podem efectuar as suas compras no conforto da sua casa ou em qualquer lugar, sem que estejamos presentes.

 

Não necessita de loja ou espaço físico

Seja num shopping ou na rua, uma loja física pode ter custos de aluguer altíssimos, e quanto melhor o local, mais teremos de pagar para termos a loja aberta. Uma loja on-line apenas precisa de um endereço e um alojamento web que é feito normalmente por empresas que alugam servidores para este efeito. O custo destes servidores é muito menor do que o custo das lojas físicas. Mas não nos podemos esquecer que temos de ser nós a gerar tráfego para a nossa loja.

 

Acesso a um número de clientes infinitamente maior

Se temos uma loja em Lisboa, por exemplo, os nossos clientes serão maioritariamente pessoas que residem ou que fazem as suas vidas nessa zona geográfica e, obviamente, o crescimento do nosso negócio vai estar restringido às zonas geográficas onde as nossas lojas se inserem. Nas lojas on-line o cenário é completamente diferente. Podemos ter uma loja que vende para todo o país e, se tivermos capacidade logística e um website preparado para várias línguas, podemos vender para qualquer país do mundo. Isso permitirá aumentar exponencialmente o número de clientes que temos.

 

Custos de manutenção muito mais baixos

Os custos fixos de uma loja física são altíssimos. Renda, luz, água, telecomunicações, empregados, limpezas, seguros, licenças, etc. São custos que rapidamente nos roubam as margens e que podem acabar por eliminar a rentabilidade do nosso negócio. Nos negócios on-line estas despesas são muito menores ou simplesmente inexistentes. No limite, apenas precisamos de um sítio para armazenar e tratar do envio das encomendas. E nem sequer precisamos de escritório, pois basta-nos uma ligação à Internet e um portátil para gerir o nosso negócio.

 

Gestão de Stocks e Inventário

Se temos uma loja aberta ao público, temos necessariamente que ter os produtos em loja para podermos efectuar vendas. Sem produtos, não há montra nem há vendas. No on-line apenas precisamos de ter boas fotos e descrições do produto para obtermos vendas. Aliás, nem temos obrigatoriamente que ter o produto em stock se, por exemplo, trabalharmos com sistema Drop Shipping. Neste caso, o nosso parceiro Drop Shipper é responsável por stockar e enviar o produto ao cliente final e tu apenas tens de gerir o website e receber a tua margem.

Na maioria dos casos, as empresas têm o seu próprio stock, seja em loja ou em armazém. No entanto, também aqui temos vantagens. Por exemplo, se tivermos um stock limitado dos produtos que vendemos no site e se as encomendas ultrapassarem o stock disponível, podemos sempre produzir mais ou então encomendar ao nosso fornecedor.

 

Crescimento escalável

Se temos lojas físicas e queremos fazer crescer o nosso negócio, normalmente o que fazemos é aumentar a dimensão da nossa loja ou então abrir lojas em novas localizações. Se tivermos uma loja online, não precisamos de abrir novas agências, se o negócio crescer podemos manter a mesma loja e eventualmente fazer upgrades no serviço de alojamento e contratar ajuda extra para gerir o número de encomendas e dar apoio ao cliente. Ou seja, o crescimento de despesas é proporcional às vendas, o que por si só apresenta um risco muito menor comparativamente com as lojas físicas.

 

Liberdade e flexibilidade

Esta é a minha parte favorita! Como mencionei há pouco, a não ser que tenhas um negócio que dependa mesmo da tua presença física, seja porque tens lojas físicas ou porque o teu negócio ainda está no início e és tu que tens de fazer o trabalho todo, assim que uma loja on-line começa a crescer e dar frutos, temos a possibilidade de contratar uma equipa para desempenhar as tarefas operacionais do negócio e, desta forma, tu podes ser um CEO à distância. Ou seja, apenas precisas de um portátil e de uma ligação à Internet para poderes gerir a tua loja.

Imagina-te a viajar por esse mundo fora enquanto a tua loja on-line gera vendas 24h por dia 365 dias por ano, sem que tu tenhas de estar presente todos os dias. Consegues pensar em alguma sensação de maior liberdade e flexibilidade?