Lembra-se de há uns anos se falar que todos os dias são criados milhares de blogs por dia? Hoje podemos dizer que todos os dias são criadas milhares de lojas online! A tecnologia está cada vez mais acessível a todos, e desta forma é muito fácil criarmos o nosso primeiro negócio online.

Numa primeira análise parece que estamos num paraíso online, onde todos podem comprar e vender sem dificuldades, mas não é bem assim. Sabia que quase metade dos negócios online cessam atividade antes de completarem 2 anos? Existem vários factores, mas a maior parte deles é derivado ao facto de não entenderem como pensa um comprador no mundo online.

Na sua verdadeira essência, a venda de produtos e/ou serviços online requere, entre outras coisas, um site de fácil utilização, que dê a liberdade aos compradores de assumir o controlo total durante a sua encomenda e que eles consigam em todo e qualquer momento identificar o que estão a fazer, o que vai acontecer de seguida e acima de tudo se sintam seguros e confiantes.

Se já tem um site WordPress para apresentar os seus produtos, então está apenas a um passo de o tornar num negócio de verdade. Recomendo que instale já o WooCommerce e comece a vender a sério!

Para quem não conhece, o WooCommerce é um plugin lançado em 2011, representando hoje em dia uma grande percentagem do comércio eletrónico em todo mundo, com mais de 1,6 milhões de downloads a nível global.

O plugin oferece aos seus utilizadores recursos bastante completos [alguns simples e outros mais avançados], tornando-se perfeito para iniciantes no comércio eletrónico, destacando-se por ser fácil de gerir e sem custos adicionais.

Se pudesse resumir para 5 as vantagens de utilizar o WooCommerce, seriam estas:

  1. É grátis, completamente grátis!
  2. Enorme flexibilidade e optimizado para vendas;
  3. User Friendly – mas com apresentação profissional;
  4. Uma infinidade de configurações e extensões adicionais;
  5. Estatísticas Simplificadas, até ao máximo detalhe!

Convencido? Vamos lá instalar, demora cerca de 5 minutos:

Passo 1: Para começar, deverá iniciar sessão no seu painel de administração do wordpress;

Passo 2: De seguida, procure na barra lateral esquerda por “Plugins” e selecione “Adicionar Novo”;

Instalar WooCommerce no WordPress

Passo 3: Agora que está na página de procura de novos plugins, repare que existe no canto superior direito uma caixa de pesquisa. Procure por WooCommerce e deverá aparecer logo em primeiro lugar nos resultados;

Instalar WooCommerce no WordPress

Passo 4: Para começar o download e instalação, clique em “Instalar”. O WordPress irá descarregar o plugin automaticamente, e instalar.

Passo 5: Assim que estiver terminado, irá aparecer o ecrã para pedir ativação do plugin. Clique em activar;

instalar-woocommerce-wordpress-3

Passo 6: De seguida surgirá o ecrã de configuração rápida, escolha “Vamos Começar”

instalar-woocommerce-wordpress-4

Passo 7: Se já tiver as páginas indicadas no ecrã criadas, ignore este passo, caso contrário faça continuar. O plugin criará por si as páginas necessárias;

instalar-woocommerce-wordpress-5

Passo 8: Defina as configurações regionais para a sua loja, desde moeda a utilizar, unidade de peso e dimensões;

instalar-woocommerce-wordpress-6

Passo 9: Vai cobrar taxas de envio? Então indique quais nesta página, e não se esqueça de configurar os impostos a cobrar sobre os produtos a vender tais como o IVA;

instalar-woocommerce-wordpress-7

Passo 10: Como pretende que os clientes lhe paguem? O Woocommerce deixa-o configurar uma vasta quantidade de formas de pagamento, desde PayPal, Multibanco, Skrill e até envio à cobrança;

instalar-woocommerce-wordpress-8

A sua loja está criada! Foi difícil? Claro que não! Vá, não perca a motivação e clique em “Criar o seu primeiro produto” para começar a vender!

instalar-woocommerce-wordpress-9

Se tiver alguma dúvida na configuração, deixe um comentário com a sua questão!