Shopify é sem dúvida a forma mais fácil de criar e instalar uma loja online. Quer tu queiras fazer um dinheiro extra ou fazer disso o teu trabalho a tempo inteiro, o Shopify é a forma mais rápida de começar a vender online. Aliás eu contei o tempo de inicio ao fim da criação e demorei apenas 20 minutos a criar uma loja, adicionar produtos e lançar uma loja online. Garantido… em 20 minutos criei uma loja, que não é perfeita e que ainda terei de trabalhar muito nela para que fique boa. Mas, mostra como é um processo rápido e simples. Este artigo pretende guiar-te no processo de criação de uma loja básica no Shopify em cerca de 20 minutos.

Loja Shopify

Porquê o Shopify?

A maior parte dos donos de lojas não querem passar pelo trabalho de construir uma loja online de raiz e de passar por todas as dificuldades técnicas. Eles apenas querem vender! É aqui que entra o Shopify:

Benefícios do Shopify:

  1. Não precisas de saber programar uma linha de código – O Shopify guia-te através de todo o processo.
  2. Shopify deixa-te adicionar o teu próprio dominio(Ex: www.aminhaloja.com, aloja o teu site e assegura o funcionamento do ‘back end’.
  3. Desenhar a tua loja é fácil, podes escolher entre 100 temas diferentes e alterá-los de acordo com as tuas preferências.
  4. Shopify processa, gere e acompanha todas as encomendas e pagamentos, deixando-te focado para o teu negócio.

Parece-me fixe, o que é que preciso para começar?

Apenas precisas de 20 minutos disponíveis, um produto para vender, e 29$ por mês. Mas podes usufruir de 14 dias grátis para poderes testar a tua loja e não precisas de cartão de crédito até lançares a tua loja oficialmente. És livre de experimentar e brincar com as funcionalidades do Shopify.

O Shopify tem desvantagens?

Se estás à procura de controlar todo o ‘back-end’ (alojamento, performance, código, etc.) o Shopify pode parecer restritivo para ti. É um pouco mais caro que outras opções, mas consegues uma solução poderosa sem comparação pelo preço que pagas. A alternativa? A alternativa será usar o Woocomerce no teu blog WordPress. Mas claro que se estás à procura de uma solução, simples, fácil, sem complicações, escolhe o Shopify. O Shopify é a escolha inteligente para empreendedores que não são tecnicamente letrados. Vamos lá. Neste tutorial rápido, vamos passar pelos passos básicos de configuração de uma loja Shopify. Vamos olhar para a inscrição, design, adicionar produtos, adicionar um domínio e configurar os mecanismos de pagamento.

Passo 1: Inscrição

O primeiro passo é fácil, vai a Shopify.com e insere o teu endereço de email.

Passo 2: Dá um nome à tua loja online

Idealmente, já terás uma ideia para o nome da tua loja. Se ainda não tens convém pensares num nome que seja curto, memorável e que tenha de ver com o teu futuro negócio. Para a minha loja de demonstração vou chamar-lhe Digital Tshirt.

Passo 3: Adicionar um endereço para que o Shopify consiga calcular as taxas sobre vendas e pagamentos.

Passo 4: Começa a customizar o teu design!

Depois de te inscreveres és recebido por um simples dashboard. Agora vamos começar a parte divertida: Desenhar a nossa loja.

Passo 5: Escolhe o tema perfeito para a tua loja

Shopify tem mais de 100 templates de design para costumizares a tua loja online. Pensa neles como um ponto de partida – depois poderás alterar ou emendar os layouts, cores e imagens à medida que vais evoluindo. Para a minha loja Digital T-Shirt, escolhi o tema ‘Boundless’. É clean, simples, e tem montes de espaço para imagens.

Passo 6: Altera o tema de acordo com as tuas preferências

Shopify dá-te bastante controlo sobre o aspecto e design do teu site. Aqui eu carreguei para o site um banner e um logo simples por cima da imagem. Neste ponto, podes passar horas a alterar o aspecto e design, mas poderás voltar aqui a este passo em qualquer altura. Por isso, para já vamos adicionar alguns produtos.

Passo 7: Adicionar o meu primeiro produto

Navega pelo teu dashboard e clica em ‘add a product’.

Passo 8: Adiciona o nome e descrição do teu primeiro produto

Dica: Não saltes a descrição do produto. Uma boa descrição do produto é essencial se pretendes convencer os teus clientes a comprar os teus produtos. Escolhe as tuas palavras com cuidado e faz com que destaque o teu produto. Uma descrição única é essencial para melhores posicionamentos nos motores de busca. Se quiseres saber um pouco mais sobre isso lê este artigo sobre SEO.

Passo 9: Carrega imagens de alta qualidade do teu produto

As imagens têm um grande impacto nas vendas do teu produto. Imagens boas de alta qualidade que mostram o teu produto de vários ângulos e perspectivas, são fundamentais para convencer o teu cliente a comprar os produtos da tua loja. Investe em imagens de qualidade e carrega apenas as melhores fotos para a tua loja.

Passo 10: Define o teu preço e inventário

Insere o preço do teu produto e garante que checas a opção ‘charge taxes’ . O Shopify vai automaticamente corrigir as taxas baseado na tua localização. Adiciona o teu SKU (stock-keeping unit) que é o numero que identifica o teu produto. É importante, mudar a opção ‘Inventory policy’ para ‘Shopify tracks this products inventory’ e inserir o numero de produtos disponíveis. Assim, o Shopify vai monitorizar quantos produtos foram vendidos e quantos ainda restam em stock.

Passo 11: Adiciona o peso do produto para fins logísticos

Shopify vai tentar calcular o custo de envio, baseado na localização e peso do produto. A não ser que tenhas uma grande equipa ou parceiro logístico, selecciona ‘manual fulfilment’.

Passo 12: Adicionar variantes para tamanho, cores, etc.

Se o teu produto tem diferentes opções, como por exemplo t-shirts de diferentes tamanhos, o Shopify vai fazer essa gestão. Apenas tens de adicionar a informação de tamanhos, cores ou materiais que estão disponíveis para cada produto.

Passo 13: Usar um domínio personalizado – aminhaloja.com

Um domínio personalizado transmite uma imagem confiável e profissional. O Shopify torna este passo simples, basta clicares em “set up a custom domain”.

Passo 14: Comprar um domínio através do Shopify

Se não tens um domínio para a tua loja, o Shopify permite-te ver quais estão disponíveis e comprar um directamente na plataforma. Se já tens um domínio comprado noutro fornecedor como por exemplo o Godaddy, podes facilmente adicioná-lo.

Passo 15: Adicionar mecanismos de pagamento para que possas ganhar dinheiro

No passado, uma das questões mais complexas na gestão de uma loja on-line era receber pagamentos. Felizmente, o Shopify também torna esta tarefa fácil. Navega até Settings > Payments e começa por escolher quais o teu métodos de pagamento preferidos.

Para muitos, a forma mais simples é o Paypal, mas também podes escolher os pagamentos Shopify ’Shopify Payments’ que te irão permitir aceitar pagamentos por cartão de crédito directamente (sem teres de usar o Paypal como intermediário). Apenas tens de conectar a tua conta bancária com o Shopify. Se tiveres outro método de pagamento em mente, podes sempre escolher entre uma dúzia de opções alternativas, incluindo Amazon, BitPay e CoinBase.

Está feito!

Pressiona o botão ‘Publish’ e a tua loja online está pronta para vender para o Mundo. Claro que, esta é uma introdução simples ao Shopify. Colocar a tua loja online é a penas o começo. Agora bem a parte mais difícil: conseguir atrair clientes até à tua loja e tornar a tua loja online num negócio rentável e consistente.

Começar a criar loja online