Ricardo Balbeira

Fala-nos um bocadinho sobre o que é a Soccer HUB
(RB) Trata-se de uma plataforma on-line de formação apontada, sobretudo, para todos aqueles que se interessam pelo treino de futebol. Lá poderemos encontrar conteúdos em diferentes formatos sendo o objetivo manter este público-alvo específico atualizado com o conhecimento mais evoluído a nível mundial. Focamo-nos muito na produção de cursos on-line, com alguns dos maiores especialistas mundiais, sendo este um formato muito conveniente para a especificidade deste público-alvo.

O que levou ao nascimento da Soccer HUB
(RB) Veio responder uma necessidade que detetei fruto da minha experiência no âmbito da formação de treinadores de futebol. Os formatos convencionais (formação presencial), não são, muitas vezes, adequados às necessidades específicas deste público-alvo. Por outro lado, senti que o formato on-line iria permitir que o Conhecimento pudesse chegar uma audiência mais vasta e, muitas vezes, a locais onde este Conhecimento era praticamente inacessível.
Senti também que a formação presencial era “perecível”. Isto é, esgotava-se no momento da sua entrega. Este formato permite que o Conhecimento seja produzido e esteja disponível, 24 sobre 24 horas, indefinidamente, nos 4 cantos do mundo.

Onde é que vocês querem chegar?
(RB) A ambição é fazer da Soccer HUB o maior provedor de formação on-line para Treinadores de Futebol. Podemos dizer que, neste momento, já somos a plataforma que agrega mais informação sobre estas matérias, mas perspectivamos a Soccer HUB como um “gigante” que disponibilizará grandes quantidades de conteúdos adequados ao grau de evolução de cada mercado. Penso existirem condições para apoiarmos as principais Instituições do Mundo do Futebol na disseminação de conteúdo, contribuindo para um bem comum que é a qualificação dos Recursos Humanos associados a esta Industria.

Quais foram os principais desafios que vocês tiveram até agora?
(RB) A Indústria do Futebol, um pouco à semelhança das Instituições que governam o futebol a nível mundial, é um pouco conservadora. Assim, foi necessário – e continua a ser – um esclarecimento sobre os benefícios da formação on-line para este género de profissionais.
Por outro lado, o mercado em si é muito heterogéneo. Encontramos países com um nível evolutivo bastante avançado, e outros que estão ainda a começar. Assim, oferecer conteúdo adequado a cada realidade, é um grande desafio.

Quais foram as principais aprendizagens?
(RB) A nível pessoal, entendi que o online encerra muitas particularidades das quais não tinha a noção. Necessitei de alterar um pouco o meu “mindset” de uma lógica “analógica” para uma lógica “on-line”.
Por outro lado, aprendemos também que não basta ter um bom produto. Temos de fazer chegar o produto ao cliente e convencê-lo as vantagens em o adquirir. Ainda para mais, entendemos que o que pensamos não é, necessariamente, o que a generalidade das pessoas pensam. Assim, aprendemos a comunicar de uma forma que nos permita “tocar” o maior número de pessoas possíveis.

Qual o papel do Marketing Digital no negócio?
(RB) A importância de dominar ferramentas no âmbito do Marketing Digital no nosso negócio em particular é enorme. A venda de info produtos carece de um suporte imenso deste género de instrumentos para que a mensagem possa chegar ao nosso destinatário da forma mais eficiente possível.
Os nossos concorrentes não são ainda muito “fluentes” na utilização destas estratégias. Assim, a sua utilização eficiente ajudou-nos a adquirir uma vantagem competitiva que tem impacto, obviamente nos resultados.

Quais as ferramentas que mais usam para gerar resultados?
(RB) Os treinadores de futebol são praticamente uma tribo. É constante juntarem-se em grupos de interesse e partilharem informação. Assim, apostamos muito na nossa página do facebook desenvolvendo estratégias para atrair o nosso público-alvo que está muitas vezes associados a grupos. Para os conseguirmos atrair, produzimos muitos conteúdos tais como artigos, entrevistas, webinars e até mesmo congressos online. O desafio depois é levá-los a comprar. Para isso, utilizamos ferramentas como o email marketing e também o chat do facebook. Mas, resumindo, o essencial é que o conteúdo seja interessante o suficiente para os manter engajados até ao momento da compra.

Quais as principais funções que voçês procuram recrutar para a empresa crescer?
(RB) Neste momento, sentimos muito a necessidade de encontrar profissionais que operacionalizem as nossas estratégias de marketing digital. Não necessita, obrigatoriamente, de serem altamente experientes, mas profissionais que executem libertando-nos para as tarefas onde somos verdadeiramente indispensáveis.
Sendo o video o nosso formato por excelência, procuramos também profissionais na área do multimédia que nos ajudem a captar, editar e legendar todos os vídeos que produzimos.

Quais os ingredientes para o vosso sucesso?
(RB) Acreditamos que a ideia é inovador, que o timing é o ideal, que reunimos uma equipa altamente experiente e capaz e que, sobretudo, temos paixão pelo que fazemos tornando tudo um pouco mais simples.

Qual é a vossa inspiração e porquê?
(RB) Temos a real ambição de tocar o maior número de pessoas possíveis. Nada melhor que lhes oferecer conteúdo para elas crescerem como profissionais e pessoas, para que esse “toque” tenha um grande impacto nas suas vidas.
O futebol é uma paixão e os treinadores são verdadeiramente apaixonados pelo que fazem. É uma atividade que não tem nada de convencional pois lida com muita coisa do âmbito do irracional. Isto, torna o desafio ainda maior.
A minha maior satisfação é conseguirmos ter clientes de partes do mundo que, se não fosse a Soccer HUB, nunca teriam acesso a este género de informação.

Sabendo o que sabes hoje, que conselho ou dica darias a ti próprio antes de começar esta jornada no e-commerce e negócios online?
(RB) Evidentemente, receber mais formação sobre este tipo de negócio. Depois, procurar um bom mentor que já tenha passado por este tipo de desafios podendo ajudar a “atalhar caminho”. Entrando em questões mais técnicas, conhecer bem a minha “persona” no sentido de ser claro para quem estamos a comunicar. Ter claro também qual a proposta de valor do nosso negócio e como o comunicar de forma eficiente.
Se soubesse tudo isto quando começamos com a Soccer HUB, o caminho teria sido mais simples!

Para saber mais sobre o Soccer Hub, acedam aqui:

Soccer Hub
Worlds Leader in Online Education for Soccer Coaches