A Forall Phones é uma das empresas portuguesas que tem tido mais sucesso na cena do E-Commerce em Portugal. Esta semana pedimos ao João Ribeiro(CMO e Co-owner) e ao José Costa Rodrigues(Founder & CEO) para nos falarem um pouco sobre o seu percurso e sobre os ingredientes do sucesso da empresa portuguesa. Aqui ficam alguns números que deixam inveja a qualquer um.

  • URL: www.forallphones.com
  • Crescimento de 757% ao ano
  • 300 shapers – estudantes embaixadores
  • 2 lojas físicas
  • 45 pessoas a trabalhar fulltime
  • Mais de 2 milhões de euros poupados aos portugueses
  • 414 toneladas de lixo eletrónico poupado
  • Vendas para 14 países na Europa

João Ribeiro Forall Phones CMO José Costa Rodrigues Forall Phones CEO

[JR] João Ribeiro, Co-owner & CMO
[JCR] José Costa Rodrigues, Founder & CEO

Falem-nos um bocadinho sobre o que é a Forall Phones.

[JR] Nós aqui na Forall Phones orgulhamo-nos de dizer que estamos numa missão de tornar a tecnologia topo de gama acessível enquanto temos impacto ambiental e social positivo na sociedade. Como é que fazemos isso? Através da venda de smartphones topo de gama seminovos e recondicionados, que em média são 40% mais baratos que os novos. Damos uma nova vida a equipamentos e permitimos a poupança de dinheiro aos nossos clientes.

 

O que levou ao nascimento da Forall Phones?

[JCR] Aos 16 anos, ao ver na minha pequena cidade, Ourém, os “primeiros” orgulhosos donos da maçã – iPhone – tive também eu a ambição de ter este equipamento premium.
Decidi pedir aos meus Pais, que prontamente responderam que simplesmente:
“500€ por um telemóvel era demasiado caro e, anteviam já que eu o fosse partir ou perder, como era hábito”.

Decidi procurar soluções: comecei a vender “tralha” que tinha lá em casa, através do OLX, e de forma suada juntei cerca de 300€.

O problema continuava, pois não era suficiente para o tal iPhone.
Novamente à procura de soluções, decidi aventurar-me “no perigoso” mercados dos telemóveis usados. Com muito trabalho de pesquisa e alguns sustos, acabei por comprar um smartphone em bom estado exterior e a funcionar, que acabei por utilizar e, pouco depois, vender com lucro.

Tinha, de forma natural, encontrado um nicho interessante, que hoje a Forall resume de forma simples: “tecnologia premium a preços affordable”

 

Onde é que vocês querem chegar?

[JR] Queremos fazer da Forall Phones uma marca global de confiança na área da tecnologia recondicionada. Enquanto criamos um movimento de pessoas unidas pela mesma visão e valores que definem o que é a Forall Phones.

Acima de tudo movemo-nos com a ambição de ser um global case study em tudo o que fazemos e isso aporta uma grande responsabilidade de sermos exímios em todas as áreas: operações, marketing, recursos humanos, finanças, comunidade, lojas.

 

Quais foram os principais desafios que vocês tiveram até agora?

[JCR] Lidar com stakeholders quando ainda somos pequenos e não temos “tempo de antena”
A constante criação e recriação de processos
Construção de metodologias sustentáveis, quando temos uma sinergia de “média de idades 25 anos” com necessidade de maturidade na tomada de decisão e construção.

 

Quais foram as principais aprendizagens?

[JR]Se queres ter um negócio de sucesso é essencial focares. Parece óbvio, mas hoje em dia e graças à enorme competição que existe é 100% certo que se não estiveres focado e 200% entregue ao teu projeto não vais conseguir assegurar um crescimento escalável e duradouro.

A cultura e as pessoas são chave! Desde muito cedo a cultura foi muito importante para a Forall Phones. Acreditamos que o capital humano é o principal ativo das empresas do século XXI! Nesse sentido, investimos muito tempo a trabalhar a nossa cultura, valores e a forma como garantimos que toda a nossa equipa está motivada e alinhada por um propósito comum. A nossa cultura de confiança, liberdade e responsabilidade tem-se revelado um sucesso a nível de performance, atração e retenção de talento.

Se não és apaixonado pelo que fazes não vai dar certo! A viagem de um empreendedor é muito desafiante. As adversidades surgem a todos os minutos e só vais conseguir chegar ao teu objetivo se tiveres a resiliência e persistência para lidares com elas. Nós acreditamos que isso só é possível quando estás a fazer algo que vês como uma missão e não como um simples trabalho – nós chamamos-lhe paixão!

 

Qual o papel do Marketing Digital no negócio?

Cerca de 98% do nosso investimento é em Marketing Digital. A jornada do nosso cliente inicia-se no ambiente digital e termina nele, ou numa das nossas lojas, que gostamos de chamar pick up point porque acreditamos serem um prolongamento da experiência online.

Marketing Digital Ecommerce Forall Phones

O marketing digital é uma grande alavanca e parte da nossa vantagem competitiva no mercado, no entanto não desprezamos o poder da sinergia digital-físico.
O marketing digital tem permitido uma enorme eficácia e escala na criação de marca, crescimento de negócio e entrega de valor aos nossos clientes (em mercado nacional e internacional). A nível de recursos ainda somos pequenos, mas com o bom trabalho que realizamos a nível digital o output permite-nos estar lado a lado com as grandes marcas e ter “um lugar à mesa”. Isso é muito estimulante para toda a equipa. Se começássemos a Forall Phones há 20 anos atrás não era possível estarmos a crescer 757% ao ano e a vender para 14 países diferentes.

 

Quais as ferramentas que mais usam para gerar resultados?

[JR] Uma das grandes diferenciações da Forall Phones face a outras empresas é a nossa comunidade. Um movimento que conta com mais de 300 estudantes universitários unidos pelo propósito comum de representarem a Forall Phones nos seus campus enquanto desenvolvem as suas skills e têm impacto social e ambiental. Grande parte dos nossos resultados ao nível de vendas, criação de marca e apoio ao cliente são fruto do trabalho deste canal (~20% da receita). A comunidade permite uma presença omnicanal da marca: estamos presentes nas Universidades, estimulamos o boca-a-boca, estamos no instagram, facebook, marketplaces e isso é incrível.

Ferramentas de Marketing Digital Forall Phones - Ecossistema

A nível puramente digital dividimos o funil em várias ferramentas. Trabalhamos muito com Instagram, Facebook, Youtube para criar marca e colocarmos a nossa narrativa lá fora, usamos produtos Google como o Shopping, Display, Email e Facebook Ads para converter e finalmente Trustpilot e Hubspot para follow up da compra e controlo de qualidade. Para além disso, usamos ferramentas como o google analytics e softwares internos para garantir que estamos a medir todas as nossas iniciativas e a garantir otimização e retorno das nossas campanhas.

 

Quais as principais funções que vocês procuram recrutar para a empresa crescer?

[JR] Nós temos funções muito distintas, desde técnico de eletrónica a especialistas em CRM. É a beleza da nossa empresa, juntamos num só local pessoas com perfis e especialidades muito distintas. A nível de recrutamento há três coisas essenciais que procuramos nos candidatos: paixão pelo sua área, alinhamento cultural com a empresa e os nossos valores, e capacidade empreendedora

 

Quais os ingredientes para o vosso sucesso?

[JR]
. Visão e Drive
. A nossa história/narrativa
. Comunidade
. Rapidez na execução
. Sinergia Digital-Físico

 

Qual a vossa inspiração e porquê?

[JCR] A nossa inspiração é, até, bastante simples. É um sonho, que todos os dias se aproxima.
Acreditamos que “we are on a mission” , to create a “movement” to “change the world”

Sempre quisemos, desde o início, “ser mais do que números”

Claro está, existe um foco claro em crescer vendas, ganhar market share e sustentar numericamente a boa execução que diariamente as nossas equipas revelam.
Temos de ser tremendamente a nível de business, lutando para, no nosso nicho, B2C de equipamento tecnológicos seminovos, nunca nos contentamos com menos do que:
“ser os líderes”

No entanto, à medida que construímos essa posição, através do nosso know how, tecnologia, rede de lojas, quisemos ir mais além no impacto que criamos ao nosso redor:

Assim, desde início, a Forall Family – www.forallfamily.com – os nossos colaboradores full time e os nossos shapers (estudantes universitários), foram base na nossa estratégia de crescimento.
É uma simples aposta em jovens apaixonados, criando um sentimento e pertença e empowerment. Também as marcas Forall Green – www.forallgreen.com (sustentabilidade) e a Forall Social – www.forallsocial.com (causas sociais), incentivam a melhor compreensão “do que afinal cá estamos a fazer”:

Nada mais que: “A missão de tornar a tecnologia topo de gama acessível enquanto temos um impacto ambiental e social positivo na sociedade”

 

Sabendo o que sabes hoje, que conselho ou dica darias a ti próprio antes de começar esta jornada no ecommerce e negócios online?

[JR] A melhor dica que podemos dar é: COMEÇA, FAZ!

Deixamos aqui alguns factores críticos de sucesso que achamos relevantes:

Prepara bem a tua cadeia de valor e logística
Foca na qualidade! Só assim é que vais garantir sustentabilidade.
Nunca desprezes o esclarecimento de expetativas dos clientes. É essencial estares atento a todos os pormenores, como por exemplo o copy do teu ecommerce
Simplifica! Pensa simples e evita criar complexidade. A rapidez na execução, flexibilidade e adaptação são essenciais numa fase de lançamento de negócio. Nesse sentido, existe uma imensidão de ferramentas disponíveis, como o Shopify, que te permitem lançar um negócio do dia para a noite sem precisares de investir dezenas de milhares de euros ou recrutares uma dezena de developers.
Pensa bem no “porquê” de estares a começar algo. E aqui o conselho que damos é pensares na tua empresa/negócio como se fosse uma narrativa, uma história! Isso vai ressonar na tua audiência, na tua equipa, nos teus stakeholders e vai permitir que se revejam e percebam porque razão devem confiar em ti. Tal como Scott Belsky defende, criar uma narrativa deve ser uma das primeiras prioridades de um empreendedor. Esse exercício vai te ajudar a perceber qual será o teu market fit.

Por fim, lembra-te que isto não é um sprint, mas sim uma maratona. Assume que não pode estar tudo perfeito logo desde início. Foca em inovações incrementais semana, após semana e de otimização em otimização haverás de chegar ao teu ideal.

A verdade é que no início nós não éramos 100% experts em negócios online (e ainda não somos), lançamo-nos nesta jornada de mente aberta e dispostos aprender e ser melhores a cada dia que passa.