Começando com a resposta à pergunta: Não, o Marketing Digital já não está na moda. O Marketing Digital já não é uma tendência de marketing e uma tendência no mercado, já não é a solução milagrosa para as empresas e negócios e já não tem o mesmo encanto quando era novidade.

O Marketing Digital é uma realidade no marketing e como estratégia integrada de marketing, deve fazer parte de leque de opções de um gestor ou equipa de marketing. Vivemos numa fase em que o Marketing 4.0 é uma realidade, na qual a integração do marketing tradicional com o marketing digital é definida por Kotler (guru do marketing), como a fase atual do marketing.
No entanto, o marketing digital deve ser planeado, mensurado e analisado. Não é só fazer um plano de social media, um site, enviar newsletter para os clientes e criar campanhas de marketing online para os resultados surgirem.

A realidade do marketing digital

O marketing digital é cada vez mais uma presença na estratégia de marketing, sendo que é essencial rentabilizar o investimento e tempo dispensado na campanha de marketing digital.
Desta forma, existe algumas questões que deve ser colocadas durante uma campanha ou estratégia:

Qual o plano estratégico da campanha de marketing digital?
Quando se inicia uma campanha, é fundamental identificar os objetivos, a segmentação, posicionamento e o marketing mix.
Nos objetivos, é fundamental perceber qual o que o gestor pretende alcançar com a campanha, sendo que os objetivos de marketing digital devem estar integrados com os objetivos gerais da marca. Na estratégia, a campanha de marketing digital deve concentrar esforços no segmento, percebendo o comportamento do público-alvo e o perfil digital. Por último, é fundamental especificar o produto ou serviço, permitindo escolher o canal digital e o tipo de conteúdo mais adequado.

Qual a expectativa do público online?
A expectativa começa pelo interesse do potencial consumidor pela marca, pela qualidade associada e a percepção de valor, passa pela expectativa de comprar algo melhor em relação aos concorrentes e a satisfação final pela compra.
Durante a campanha, é fundamental gerir as expectativas, através da mensagem e da proposta de valor – promessa feita para garantir a melhor qualidade em ofertas semelhantes no mercado.

O cliente sente-se valorizado?
O consumidor online gosta de pesquisar, conhecer o produto e opiniões de terceiros, e depois da compra, gosta de exprimir a sua opinião; e os canais online reforçam esta ideia, pela simplicidade do processo e do alcance da mensagem.
Após a compra, é recomendável responder a dúvidas, opiniões e críticas no social media, comunicar com o cliente através de estratégias de email marketing, pedir a opinião através de inquéritos, oferecer conteúdo relacional nas redes sociais e blogues e apresentar promoções e novidades para o cliente.

Como controlar os KPIs?
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) ajudam a entender o que está a funcionar bem e o que precisa de ser melhorado.
KPIs como o número de visitas e quantidade de leads geradas pelo site são alguns exemplos. Estes indicadores ajudam a analisar o ROI –Retorno Sobre o Investimento em Marketing, que é diferença entre o investimento feito e os valores de conversão da página, permitindo assim analisar e melhorar a campanha de marketing digital.

Em suma, existem inúmeras questões que podem ser levantadas durante a campanha de marketing digital e que fazem toda a diferença no sucesso da campanha.

Exemplos de erros de marketing

Atualmente, somos bombardeados com artigos, posts, conferências e afins, de como criar e melhorar a estratégia digital da nossa marca.
No entanto, grandes marcas e grandes equipas de marketing também cometem erros, que tomam proporções elevadas e que gerem resultados interessantes.
Vejamos alguns casos:

Tweet Fnac
Fonte: http://www.meiosepublicidade.pt/2016/04/conta-do-twitter-da-fnac-portugal-invadida-por-mensagem-bizarra/

Em 2016, em plena hora do almoço, a conta de Twitter da Fnac Portugal surgiu com uma insólita mensagem: “Isto é uma merda”. Uma hora depois, e após o tweet ter sido partilhado mais de 150 vezes pelos utilizadores daquela rede social, a mensagem foi apagada. Sucederam-se mensagens irónicas e um grande buzz sobre a marca!

Facebook post sumol
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/buzz/depois-da-samsung-e-a-vez-de-a-sumol-gerar-buzz-nas-redes-sociais/

Em 2013, a Sumol respondeu com a seguinte mensagem a um comentário: “Sempre tens o ananás, o limão e o maracujá!”. Milhares de comentários, menções da marca e um buzz impressionante!

Post facebook samsung portugal

A “blogger” de moda que escandalizou o país da Net e levou a Samsung a retirar os anúncios a um “tablet”, que tinha como desejo de 2013, uma mala Chanel de 3 mil euros, porque tem, como todos, “o direito de sonhar”. Com isto, uma grande taxa de engagement nos social media da marca e com isto, todos ficamos a conhecer os novos tablets da marca!

Quais os erros a evitar no marketing digital?

Existem diferentes erros que podem destruir um trabalho de marketing, no entanto, decidimos compilar algumas ideias. A saber:

  • Não responder a mensagens nas redes sociais – seja uma dúvida, sugestão, crítica ou até interesse em comprar ou adjudicar um serviço, responda sempre a mensagens. Mesmo com as mensagens instantâneas ativas, o seu cliente irá ficar sempre na dúvida e à espera da resposta. Se não responder, ao fim de alguns dias, verá que os comentários à sua marca serão bastante desagradáveis;
  • Responder com a mesma moeda a comentários ou criticas – nunca deixe uma comentário sem resposta mas tenha em atenção como vai responder. De forma cordial e sem levantar polémica;
  • Não incite discriminação, racismo, diferenças sexuais e violência – os seus fãs e seguidores vão odiar e o seu negócio vai sofrer imenso;
    Site pouco amigo do utilizador – Aposte num site responsive e evite um site complicado de navegar, um sem número de páginas para chegar a um produto e que demore muito tempo a carregar;
  • Complicar o processo de compra online – Evite ao máximo criar muitos obstáculos, apresente sugestões de compra e peça informações ao cliente, mas de forma moderada, para a encomenda. Quanto mais complicado este processo, aumenta o número de carrinhos abandonados na sua loja e o número de comentários negativos;
  • Use mas não abuse do email-marketing – Não envie de forma massiva emails promocionais ou informativos. Se o subscritor pedir para deixar de receber, o ideal é deixar de enviar informação, com a certeza que vai ter problemas no futuro, caso continue com o envio massivo;
  • SMS-Marketing inconveniente – evite enviar mensagens durante a noite ou então de forma regular, isto sem ter autorização do contacto;
  • Promoções e publicidade enganosa – crie passatempos com regulamento explícito ou campanhas com descontos que existem e possam ser comprovados. Para completar, caso ofereça algum produto ou serviço, ofereça e não use a desculpa que nunca chegou a casa da pessoa porque aconteceu um desvio na entrega;
  • Entregar compras online fora de prazo – demore o mínimo de tempo possível nas suas entregas. Já imaginou o alcance negativo que iria ter se entregasse uma encomenda de natal no dia 29 de Dezembro? Ou se a entrega de um produto fresco demorasse quase uma semana? Desta forma, irá ter muitas pessoas a falar muito mal da marca, a partilhar e a criticar de forma massiva;

Como posso melhorar o meu negócio?

Um negócio é composto por várias áreas, desde a parte financeira, comercial, marketing, comunicação, logística, entre outros; e nem sempre é fácil gerir processos, principalmente se passar por si, todas as responsabilidades.
É fundamental delinear prioridades, definir objectivos, distribuir tarefas pelos os seus recursos humanos e no fim, perceber quais os objetivos cumpridos e quais merecem consideração e melhoria. Uma forma de cumprir objetivos e promessas é o recurso a equipas externas, especialistas em diversas áreas, que ajudam e pensam no seu negócio, permitindo ter mais tempo para se dedicar ao que interessa. Estabeleça metas e use-as como uma ferramenta de planeamento contínuo, de forma a perceber se os objectivos são cumpridos e qual o caminho a seguir

Às vezes, a melhor maneira de melhorar o seu negócio e reacender a sua paixão é tirar férias! Aproveite sempre que possível e traga ideias frescas e motivação reforçada!